Dutschke, GeorgLeal, Sónia2016-04-122017-01-282013-12http://hdl.handle.net/10400.26/13119Este relatório aborda uma vertente especifica do Marketing, o Trade Marketing, área onde desempenhei grande parte das minhas funções enquanto Assistente de Marketing do grupo AIR FRANCE KLM em Portugal. No mercado da aviação, o sector Trade é maioritariamente representado pelas agências de viagens. Estas acrescentam valor significativo às ofertas das companhias aéreas e nos dias que correm, apesar de muitas viagens serem vendidas através dos websites das próprias companhias aéreas, as agências (online e offline) continuam a desempenhar um papel muito importante nas vendas das companhias. A comunicação regular om os agentes de viagens tem por isso mesmo, grande importância. Estes devem estar a par das novidades que possam ser importantes na escolha dos serviços de uma companhia aérea em detrimento de outra, tarifas, disponibilidades, serviços, etc. Este relatório pretende demonstrar como é importante a comunicação voltada para o sector Trade e as várias acções por mim desenvolvidas neste âmbito.porCompanhia AéreaAIR FRANCE KLMTrade MarketingComunicaçãoA importância do trade marketing na estratégia de comunicação de uma companhia aérea : o caso da Air France KLMmaster thesis201120038