Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deValente, Diana Luzia Matos2016-09-012016-09-012013http://hdl.handle.net/10400.26/14540O sector bancário é um serviço caracterizado pela enorme competitividade e por uma difícil diferenciação da sua gama de produtos. Este relatório foca ferramentas do marketing relacional, como a satisfação e a fidelização dos clientes, que são factores chaves de sucesso para a diferenciação e sustentação do crescimento de uma organização bancária. Sendo a satisfação dos clientes com um serviço de difícil mensuração, é ainda efectuado um estudo com base no modelo SERVQUAL, a fim de relacionar a qualidade do serviço com a satisfação dos clientes da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) de Adémia. Como resultado deste estudo, conclui-se que o bom serviço prestado por esta instituição se relaciona positivamente com a satisfação dos clientes.porMarketing relacionalSatisfaçãoFidelidadeQualidade do ServiçoClienteSatisfação e fidelização do cliente bancáriomaster thesis201234980