Gomes, SandraSousa, Andreia Sofia Rodrigues2022-09-162022-09-162022-07-18http://hdl.handle.net/10400.26/41828Objetivo – O objetivo deste estudo passa por compreender a importância do atributo local na compra do consumidor consciente de alimentos. Metodologia – Esta investigação segue uma abordagem dedutiva (quantitativa), através da qual se testa a aplicabilidade do modelo conceptual proposto para a investigação, através do teste de hipóteses que permitem explicar o comportamento de compra do consumidor consciente de alimentos locais. A recolha de dados foi realizada com recurso ao inquérito por questionário, na qual se obteve uma amostra válida de 96 inquiridos. Resultados e principais conclusões – Verificou-se que os consumidores socialmente responsáveis da amostra compram com frequência produtos alimentares locais, sendo que o Covid-19 não teve influência significativa na preferência do consumidor para a aquisição de alimentos locais. Os consumidores exibem crenças positivas a cerca do alimento local. As principais motivações ligadas à compra de alimentos locais são os fatores extrínsecos do alimento local, como o apoio concebido aos agricultores e retalhistas locais. Os consumidores têm como preferência o supermercado para a aquisição de alimentos locais. Limitações – Os resultados obtidos devem de ser analisados com precaução, uma vez que se trata de uma amostra pequena e o processo de amostragem ter sido não probabilístico por conveniência, o que limitou os resultados do estudo. O facto de não se ter encontrado nenhum estudo que aborde esta temática em Portugal, deu origem a algumas limitações na discussão dos resultados. Originalidade/valor – Apesar de já existirem estudos sobre o comportamento do consumidor relativamente a alimentos locais, existem poucos estudos que se focam no consumidor consciente de alimentos relativamente a alimentos locais, não tendo sido encontrados estudos nesta área em Portugal. Desta forma, esta investigação é pioneira e demonstra originalidade ao investigar um consumidor de nicho dentro do consumo local, trazendo perspetivas e implicações úteis para variadas entidades, tanto ao nível do retalho alimentar, como da indústria de alimentos locais.porAlimento localConsumidor conscienteConsumidor socialmente responsávelMotivaçõesPerceçõesBarreirasO consumidor consciente de alimentos face ao atributo localmaster thesis203061004