Pimenta, NoéliaRodrigues, Rúben Duarte Nóbrega2024-03-262024-03-262024-01-25http://hdl.handle.net/10400.26/50419O presente relatório de estágio surge no âmbito do 5º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, cuja apresentação e discussão pública visam a obtenção do título de especialista e grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O relatório evidencia o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; demonstra o desenvolvimento do pensamento crítico na abordagem à Pessoa em Situação Crítica nos diferentes contextos da prática e evidencia o desenvolvimento de competências de Mestre de acordo com o Decreto-Lei nº 65/2018. Para a consecução destes objetivos foi fundamental a realização do Ensino Clínico I – Serviço Urgência Polivalente no Hospital Dr. Nélio Mendonça; Ensino Clínico II na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça assim como o módulo I da Unidade Curricular Estágio com Relatório; módulo II (opção) no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto e em contexto extra-hospitalar no Instituto Nacional de Emergência Médica. A minha área de opção incide na abordagem à Pessoa em Situação Crítica em contexto extra-hospitalar até a assistência na sala de emergência, no sentido de desenvolver competências nestas áreas do cuidar. Assegurando um atendimento de qualidade e efetivo em contexto urgente e emergente à Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a continuidade dos cuidados prestados desde o ambiente extra-hospitalar até à sala de emergência e cuidados intensivos. Como resultados de aprendizagem evidencio o desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; no dinamizar a resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a Antimicrobianos. A metodologia utilizada é a descritiva, analítica e crítico-reflexiva, recorrendo à evidência científica atual e situações experienciadas durante o percurso efetuado ao longo dos ensinos clínicos.This internship report comes within the scope of the 5th Master's Degree in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing to the Critically Ill Person, of the Nursing School of São José de Cluny, whose presentation and public discussion aim to obtain the title of specialist and Master's degree in Medical-Surgical Nursing. The report highlights the process of development of common and specific competencies of nurses specialized in Medical-Surgical Nursing in the area of Critically Ill Person nursing; demonstrates the development of critical thinking in the approach to Critically Ill Person in the different contexts of practice and highlights the development of Master's skills in accordance with Decree-Law No. 65/2018. In order to achieve these objectives, it was essential to carry out Clinical Education I – Multipurpose Emergency Service at Hospital Dr. Nélio Mendonça; Clinical Teaching II in the Multipurpose Intensive Care Unit of the Hospital Dr. Nélio Mendonça, as well as module I of the Curricular Unit Internship with Report; module II (option) in the Emergency Department of the Centro Hospitalar Universitário do Porto and in an extra-hospital context at the National Institute of Medical Emergency. My area of choice focuses on the approach to Critically Ill Person in an out-of-hospital context up to emergency room care, in order to develop skills in these areas of care. Ensuring quality and effective care in an urgent and emerging context for Critically Ill Person, contributing to the continuity of care provided from the out-of-hospital environment to the emergency room and intensive care. As learning outcomes, I highlight the development of skills in caring for the person, family/caregiver experiencing complex processes of critical illness and/or organ failure; in streamlining the response in emergency, exception and disaster situations and in maximizing intervention in the prevention and control of infection and antimicrobial resistance. The methodology used is descriptive, analytical and critical-reflective, using current scientific evidence and situations experienced during the course of clinical teaching.porPessoa em Situação CríticaEnfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-CirúrgicaCuidarCompetências especializadasTornar-se enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação crítica: Um percurso de aquisição de competências do extra-hospitalar aos cuidados intensivosmaster thesis203564243