Pinto, JorgeSequeira, Ana Pires2018-01-112018-01-112017Pinto, J., & Sequeira, A. P. (2017). Da idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizado. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6, 434-437.2386-7418http://hdl.handle.net/10400.26/20061Na formação inicial dos futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico o estágio aufere uma centralidade no projeto formativo. Contudo, o estágio é um local de encontro entre duas culturas institucionais, mais ou menos divergentes. Este estudo procura perceber como é que os estudantes vivem e lidam, em termos da sua aprendizagem, com esta complexidade. É um estudo de natureza qualitativa que envolveu 22 estudantes. Os dados revelaram que apesar dos sentimentos de ambiguidade se reconhece a ocorrência de aprendizagens importantes, a importância do supervisor da instituição de formação, e a necessidade de valorização do professor cooperanteIn the initial teachers training of the Primary Education, the internship has a centrality in the training project. Sometimes, the internship is a meeting place between two divergent institutional cultures. This study seeks to understand how students live and deal, in terms of their learning, with this complexity. It is a qualitative study involving 22 students. The data revealed that despite the feelings of ambiguity it is recognized the occurrence of important learning, the importance of the supervisor of the training institution, and the need to value the cooperating teacherporFormação inicial de professoresConstrução de um referencial profissional pessoalO papel da prática pedagógicaInitial teachers trainingConstruction of a professional personal referentialThe role of pedagogical practiceDa idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizadojournal article