Cunha, João Carlos Costa Faria daVicente, André Filipe Santos2022-08-292022-08-292022-07-182022-04-05http://hdl.handle.net/10400.26/41692O ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes. Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação, as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes. Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas. Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor. Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de aprendizagem. Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do professor e dos estudantes.porEnsino e aprendizagem de programaçãoDevOpsMoodleMétodos de ensinoEficiência no ensino de programaçãoEstudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programaçãomaster thesis203108760