Boaventura, Diana MendesMoura, Cláudia Sofia da Silva2018-10-162018-10-162018-09-25http://hdl.handle.net/10400.26/24302O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne, antes de mais, uma identificação e contextualização dos locais de estágio, seguida de uma calendarização e um cronograma dos quatro semestres referentes aos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Encontra-se dividido em quatro capítulos, mais concretamente, os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de Trabalho de Projeto. Relativamente ao primeiro capítulo, este é constituído por dez relatos de estágio, em que três são de atividades/aulas lecionadas por mim e os restantes sobre práticas mais significativas observadas no mesmo contexto, isto é, das educadoras/professoras ou da minha colega de estágio. No segundo capítulo, apresento oito planificações, quatro relativas à Educação Pré-Escolar e quatro ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, de atividades/aulas realizadas durante os momentos de estágio. Nestas planificações encontram-se os componentes ou os conteúdos abordados, a duração, as estratégias empregues nas aulas e os recursos utilizados. Quanto ao terceiro capítulo, apresento a avaliação de duas propostas de atividade para as faixas etárias dos 3 e 5 anos e duas propostas de trabalho para o 1.º e 2.º ano do Ensino Básico. Foram utilizadas grelhas e gráficos circulares para a observação e análise dos grupos e turmas. No quarto e último capítulo apresento uma proposta de Trabalho Projeto, designado Praias – Um caixote do lixo? Este projeto tem como objetivo sensibilizar e aprofundar, não só conhecimentos, como também valores, para uma melhor preservação do ambiente, mais precisamente, as nossas praias. Por fim, apresento a reflexão final, no qual faço o balanço destes momentos de estágio, seguido das referências bibliográficas que utilizei para fundamentar o meu relatório.porrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoRelatório de Estágio Profissionalmaster thesis201983818