Fernandes, RosaMonteiro, Helena MariaPeixoto, Eva2015-12-012015-12-012013http://hdl.handle.net/10400.26/10308Com este trabalho pretendemos demonstrar em forma de relato, os impasses que emergiram no quotidiano do fluir das aprendizagens, sobretudo aqueles referentes ao carácter motivacional dos alunos e a gestão pedagógica docente tendo em atenção o cumprimento do programa e a preocupação do pleno desenvolvimento do indivíduo. Refletimos aqui questões mais gerais da pedagogia e não aspectos particulares do ensino, optando assim por dois autores: Quintana Cabanas, que nos disponibilizou em Pedagogia Estética, as suas reflexões sobre o ensino da artes e Humberto Maturana, que na sua Biologia do Conhecimento, aborda como o ser humana opera, aprende, constrói conhecimento e se desenvolve. Com base teórica neste quadro, construímos aqui uma experiência solidamente informada e demonstramos o nosso envolvimento no coletivo docente. É a sucessiva operacionalização e sistematização das nossas práticas, apoiadas na teorização daqueles autores, realizados ao longo do ano letivo, que aqui integramos no nosso quadro de referência para a ação, centrados essencialmente na elaboração da narrativa do modo como superámos os impasses ocorridos ao longo do percurso da nossa aprendizagem.porEnsino das Artes VisuaisAprendizagemPedagogiaEducaçãoArteAprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugalmaster thesis201124700