Andrade, Alexandre Aberto da SilvaSimões, Mauro André Ferreira2022-05-102022-05-102018-03-02http://hdl.handle.net/10400.26/40493O presente Relatório Final foi desenvolvido a partir da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu entre outubro de 2015 a junho de 2016, na Academia de Artes de Chaves. Durante o estágio foi explorada a aplicação da metodologia centrada em duas técnicas base - Buzzing e Respiração - para o ensino da tuba. Assim, a realização deste relatório incidiu na avaliação continua de seis alunos quanto ao seu desenvolvimento e aproveitamento no ensino destas técnicas em específico. Este relatório propõe então um ajuste de exercícios técnicos de trompete e trombone para tuba, apresentando propostas e exercícios de respiração e buzzing. A metodologia de ensino desenvolvida foi construída para demonstrar a importância da aplicação desta técnica, numa fase inicial do seu ensino, utilizando elementos imprescindíveis para a aprendizagem da tuba. Tendo em conta que grande parte dos alunos não dá a devia importância a estas técnicas como fundamento base, é importante incidir no seu ensino. Os resultados apresentados demonstram uma evolução positiva do aproveitamento dos alunos quanto ao ensino destas técnicas e metodologias. Concluindo, os conselhos e exercícios leccionados possibilitam uma maior facilidade na prática diária instrumental, favorecendo o controlo da respiração e a produção sonora (Buzzing).porEnsino, Música Erudita, metodologia, tuba.A importância da técnica Buzzing e Respiração no ensino da tuba: um caso de estudomaster thesis202782417