Durães, João António Pereira AlmeidaGonçalves, Paulo Alexandre Figueiredo2024-08-272024-08-272020-11-03http://hdl.handle.net/10400.26/51914A aprendizagem de sistemas embebidos e microcontroladores em particular, está a tornar-se muito importante nas escolas, tanto no ensino secundário como no ensino superior, entre outros, devido ao crescimento da Internet of Things (IoT). Neste contexto, a necessidade de ferramentas para a formação de profissionais para este tipo de sistemas é muito relevante. A Plataforma Arduino, dada a sua simplicidade, está ser cada vez mais usada como um componente central nesta área. No entanto existem vários aspectos a considerar que podem ser vistos como desvantagens para uma utilização na sala de aula, como por exemplo a manutenção dos equipamentos, o desgaste dos dispositivos ou a habitual má utilização por parte de quem está a aprender, entre outros. Para mitigar estes aspectos negativos apresentamos um simulador de Arduino pensado especificamente para a área do ensino. Com este trabalho, propomos melhorar a usabilidade, o custo e a eficiência da aula, permitindo melhorias e até novas formas de uso e benefícios para a aprendizagem. Desenhámos, implementámos e testámos o simulador em ambiente real, e concluímos que tem um impacto muito positivo na eficiência do tempo da aula sem qualquer impacto negativo observado nos restantes aspectos.porArduinoAVREducaçãoJavaSimuladorVirtualizaçãoUm simulador de Arduinomaster thesis203003543