Ferreira, MarcoFernandes, Rita2021-02-142021-02-142020-01-23http://hdl.handle.net/10400.26/35463O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular do Relatório Final, do 2.º ano do Mestrado de Qualificação para a Docência em Ensino Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este inclui uma descrição de uma fundamentação teórica relacionada com o estudo, bem como a investigação desenvolvida. Este estudo tem como tema “Práticas de ensino e aprendizagem socioemocional” e como questão orientadora “Quais são as conceções e as práticas de ensino/educativas implementadas pelos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente à aprendizagem socioemocional?”. Para dar resposta à presente questão, recorreu-se a uma investigação de abordagem qualitativa com procedimentos de carácter interpretativos, analíticos e descritivos para atingir os seguintes objetivos definidos: Identificar as conceções e as representações dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) acerca do SEL; Identificar as práticas dos professores relativas ao SEL; e Compreender quais as ações/práticas específicas SEL que os professores implementam em contexto de sala de aula. É feita uma exploração do estudo em que é apresentada uma revisão da literatura, recorrendo a um enquadramento teórico de referência que contém elementos relevantes para a compreensão do tema em estudo, com diversas ideias de diferentes autores a nível de conceções, conhecimentos, práticas e investigações. Desta forma, o presente estudo visa dar a conhecer a importância da promoção da aprendizagem socioemocional na vida das crianças e jovens, bem como as suas implicações no desenvolvimento, na saúde, na educação e na vida pessoal de cada indivíduo. Com este estudo foi possível tecer algumas considerações finais que revelam que os professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico têm conhecimentos acerca da conceção e da importância da aprendizagem socioemocional no desenvolvimento global das crianças, bem como as práticas que permitem desenvolver essas mesmas competências.The following report was developed on the curricular Unit - Final report of the 2nd year dissertation of qualification for teaching preschool and 1st Cycle of Basic Education. It describes the theoretical foundation related to the study as well has the investigation developed. The study subject is “Educational practices and socioemotional learning” and the research questions: “Which are the conceptions and educational practices on socioemotional learning implemented by Teachers on the 1st Cycle of Basic Education?”. To answer the given question, the following investigation have a qualitive approach with interpretive character, analytic and descriptive procedures with the define objectives: Identify the Teachers conceptions and representations regarding SEL for the 1st Cycle of Basic Education; Teachers practices regarding SEL; Understand the specific actions/programs of SEL implemented by teachers on a classroom context. An exploration of the research is made in which is presented a literature review, based on a reference theoretical framework containing relevant elements for the comprehension of the study subject, with different ideas and authors on conceptions, knowledges, programs and investigations. The paper aims to explain the importance of promoting socio-emotional learning in the lives of children and teens, and the implications for the development, health, education and personal life for each individual. With this study it was possible to make some final considerations that reveal that the teachers of the 1st Cycle of Basic Education know about the conception and the importance of the social and emotional learning in the global development of children, as well as about the practices that perform those same skills.porAprendizagem socioemocional (SEL), competências socioemocionais, promoção da saúde mental, programas SEL, estratégias de intervenção SEL, práticas de intervenção SEL.Social and Emotional Learning (SEL), Socio Emocional Skills, mental health promotion, SEL programs, SEL intervention strategies, SEL intervention practicesPráticas de Ensino e Aprendizagem Socioemocionalmaster thesis202636879