Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Rodrigues, Cristiana Mendes2018-08-282018-08-282018http://hdl.handle.net/10400.26/23891O presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. Reflete a experiência obtida através da implementação de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6º ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigação teve como objetivo verificar se seria possível fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentação do conhecimento linguístico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramática e elaboradas várias atividades de reescrita e escrita de textos. É importante o trabalho com conectores discursivos pois estes são elementos fundamentais para a construção da coesão e da coerência textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógico-didática implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opções pedagógico-didáticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteúdo programático.porConectores DiscursivosMarcadores DiscursivosOficina de GramáticaCoesão TextualCoerência TextualO uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º anomaster thesis201962209