Mena, RicardoHenriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo2022-03-102022-03-102022-02-25http://hdl.handle.net/10400.26/39686A dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente.porPerformance empresarialVantagem competitivaOrientação para o mercadoOrientação para a inovaçãoCapacidades de marketingMarketing estratégicoO impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugalmaster thesis202959899