Ferreira, Gil António Baptista, 1971-Figueiredo, Cátia Alexandra de Almeida2016-03-172016-03-172014http://hdl.handle.net/10400.26/12500Sabemos da importância de colocar o utilizador no centro do desenvolvimento de novas tecnologias, de compreender o que os utilizadores precisam e de medir o que aumenta a sua disposição para utilizar uma tecnologia. É por isso da maior importância estudar com detalhe quais os fatores que mais influenciam esses comportamentos. Este trabalho tem como objetivo entender como comunicar de forma eficaz novas soluções tecnológicas a públicos não especializados, conhecendo para isso em detalhe quais os fatores que influenciam a aceitação e o uso efetivo de uma nova tecnologia. O estudo focou-se na análise da utilização do Portal das Finanças, a plataforma governamental portuguesa online que mais visitas regista. A análise foi feita a partir do modelo UTAUT. Dado um conjunto de limitações, optou-se por focar neste trabalho apenas as relações entre a Expetativa de Desempenho/Expetativa de Esforço e o Uso. Os dados obtidos confirmam uma relação direta entre a Expetativa de Desempenho e o Uso, sendo esta relação parcialmente mediada pela Intenção de Uso. Expetativa de Desempenho e Expetativa de Uso estão também ambas diretamente relacionadas com o Uso.porNovas TecnologiasUtilização da InformaçãoComportamento dos ConsumidoresComunicação de tecnologia a públicos não especializados: análise da aceitação do Portal das Finançasmaster thesis201333775