Raposo, AnaSoares, Helena2017-02-142017-02-142017-01-132017-02-09http://hdl.handle.net/10400.26/17937A presente dissertação reflete acerca da cor enquanto meio de comunicação não-verbal, capaz de transmitir significados, mensagens, ideias e valores. Concretamente, este tema é explorado numa área específica da comunicação visual — o cinema — tendo, como objeto de estudo, as longas-metragens de Pedro Almodóvar e, como meio de investigação e análise, o design de comunicação. Para tal, desenvolvem-se métodos de visualização da cor nos filmes, com o recurso a programas informáticos criados para o efeito. Através de uma exposição de diferentes linhas teóricas, faz-se uma abordagem geral acerca da cor e da sua função no cinema, assim como uma contextualização da obra filmográfica de Pedro Almodóvar. Posteriormente, propõe-se uma reflexão sobre estas questões com o desenvolvimento de exercícios gráficos, que consistem na representação visual do uso da cor nas 19 longas-metragens do realizador. Com a atribuição de uma nova forma visual aos filmes — representados individualmente numa única imagem, que permite a observação das suas paletas cromáticas — sugere-se o design como ferramenta de apoio à análise fílmica. Assim, através dos mapeamentos da cor, pode-se interpretar os filmes a nível cromático — isolados ou no seu conjunto — articulando-os com o enquadramento teórico previamente estabelecido e confirmar a cor como elemento narrativo e veículo de comunicação em Almodóvar. Verifica-se, então, que a cor está relacionada com os temas/tipo de filme, evoca sentimentos e atmosferas e identifica momentos da carreira do autor. Paralelamente, através de linguagens de programação, estabelece-se um método de leitura cromática dos filmes automatizado, passível de ser aplicado a outros contextos.porCorCinemaPedro AlmodóvarRepresentação visualMapeamentoA cor como veículo de comunicação - o design gráfico como ferramenta de visualização da cor na filmografia de Pedro Almodóvarmaster thesis201608154