Guedes, NunoLixa, Ilda Alice Araújo2024-07-292024-07-292024-07-09http://hdl.handle.net/10400.26/51399Este estudo explora o surgimento e a aplicação de tokens não fungíveis (NFT) no setor do Marketing de Vinhos, em colaboração com a empresa Sogrape. A pesquisa examinou o impacto dos NFT na criação de valor para organizações e consumidores, e centrou-se na compreensão (1) da perceção tida pelo consumidor das marcas como inovadoras pela adoção da tecnologia NFT, (2) do potencial desta tecnologia para atrair públicos jovens e (3) do estudo do impacto dos NFT enquanto ferramenta de engagement. Para tal, foi adotada uma metodologia qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com cinco especialistas na área. A análise de conteúdo destas entrevistas permitiu destacar a tecnologia NFT como uma “Tecnologia Emocional”, com um elevado potencial de fortalecimento do vínculo emocional dos consumidores com a marca. Porém, demonstrou que a perceção de inovação associada ao uso de NFT e a atração de públicos jovens não é uma garantia. A proposta prática desenvolvida, "Sogrape Iconic", consiste na criação de um token digital exclusivo, desvinculado de qualquer garrafa física. O “Sogrape Iconic” visa fortalecer a ligação afetiva entre cliente e marca através de experiências restritas e acesso a uma comunidade colaborativa e fidelizada. Com esta iniciativa, a Sogrape dá continuidade a uma estratégia de uso pioneiro de tecnologias emergentes e presença em ecossistemas virtuais, redefinindo o Marketing de Vinhos em Portugal.porNFTTokenAtivo digitalMarketing de vinhosInovação tecnológicaFidelização do consumidorNFT na indústria dos vinhos e perceção dos consumidores: o caso da Sograpemaster thesis203664426