Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Sousa, Mariana Filipa Pereira de2024-08-262024-08-262024http://hdl.handle.net/10400.26/51906O presente relatório resulta de um projeto de investigação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da pergunta de partida “De que forma a música influencia as emoções das crianças com 3 e 4 anos?” definiram-se como objetivos de investigação: identificar reações das crianças perante diversos tipos de música; compreender de que forma o tipo de música pode influenciar as emoções das crianças; refletir sobre o efeito da música na indução das emoções das crianças. Neste estudo procurou usar-se a música como influência nas emoções das crianças, na sala dos 3 anos. Foi adotada uma metodologia de investigação-ação, recorrendo a recolha e análises de dados de forma qualitativa, uma vez que recorri aos diários de observação participante, inquéritos aos pais e registos de vídeos para captar a reação e as expressões faciais das crianças. Cada criança teve a oportunidade de explorar e reconhecer as suas emoções através do desenho e do seu corpo, influenciadas pela música. Desta forma, dos dados obtidos verifica-se que a música pode influenciar as emoções das crianças quer de maneira positiva e/ou negativa, bem como de forma relevante.porMúsicaEmoçõesJardim de InfânciaA influência da música nas emoções de crianças com 3 e 4 anos de idademaster thesis203668898