Rodrigues, Ana Isabel da Costa NatividadeAraújo, Lídia Maria Gouveia Ferreira2019-07-312019-07-312019http://hdl.handle.net/10400.26/29443Portugal é um país no qual a vinha e o vinho constituem um património cultural e económico de grande importância. Este traço da nossa identidade cultural, como povo e nação, deverá ser valorizado e transmitido às gerações futuras, enquanto elemento identificador, diferenciador e criador de valor. Para que o setor português do vinho e da vinha consiga assegurar a sua sustentabilidade a médio e longo prazo, é necessário assegurar esta relação qualidade-preço, o que só é possível com uma atenção constante à evolução técnica, à evolução do mercado e preferências dos consumidores, mas também ao controlo e gestão de custos. Neste sentido, a Contabilidade de Gestão assume extrema importância enquanto sistema de informação e de Gestão de recursos, pois permite conhecer com mais ou menos rigor, os custos de produção de cada produto, essencial para o controlo desses mesmos custos, para a formação dos preços de venda, para a análise das margens e para a tomada de decisão. O objetivo deste trabalho de projeto foi contribuir para colmatar as falhas que existem no sistema contabilístico da empresa, através da análise e repartição dos seus gastos anuais e do cálculo do custo unitário dos produtos e das respetivas rentabilidades. No caso desta empresa e no período analisado, ficou claro que a produção de vinho tinto é mais rentável que a do vinho branco. Já no que se refere aos produtos diferenciados (granel, Generoso e engarrafado), o vinho generoso e vinho a granel têm custos de produção bastante similares.porContabilidade de gestãoCustos de produçãoVinhoRentabilidadeModelo de apuramento de custos de produção para a tomada de decisão: vinho branco e vinho tinto na região determinada do Douro, estudo de casomaster thesis202269230