Ladeira, Sónia Andreia da Maia2012-10-242012-10-242012-09http://hdl.handle.net/10400.26/2582Este trabalho visa saber a opinião dos Professores de 1.º Ciclo sobre a importância das Expressões Artísticas em Crianças Autistas no Domínio da Sociabilidade e fazer a comparação com a percepção dos Educadores de Infância. Este trabalho é constituído por duas partes, sendo a primeira teórica e a segunda de carácter prático. A primeira parte do trabalho desenvolvido é constituída por três capítulos. No primeiro capítulo será feita uma abordagem ao Autismo no domínio da Sociabilidade, fazendo o enquadramento teórico, No segundo capítulo, as Expressões Artísticas serão abordadas fazendo-se acompanhar de um enquadramento teórico. Por último, no capítulo três é feita uma reflexão sobre o grupo docente, nomeadamente os Educadores de Infância e os Professores do 1.º Ciclo e o que representam nas suas áreas disciplinares, Pré-escolar e 1.º Ciclo respectivamente. A segunda parte deste trabalho é composta por uma investigação empírica constituída por um estudo sobre a opinião dos Professores do 1º Ciclo e a respectiva comparação com a opinião dos Educadores de Infância acerca das temáticas anteriormente referidas. Por fim será efectuada uma reflexão relativamente aos resultados obtidos e dos possíveis aspectos que possam contribuir para um melhor desenvolvimento no domínio da sociabilidade em crianças autistas.porNecessidades educativas especiaisAutismoSocializaçãoExpressão artísticaEnsinoEducadores de infânciaProfessorEnsino básico 1º cicloA percepção dos educadores de infância e dos professores do 1.º ciclo sobre a importância das expressões artísticas em crianças autistas no contexto da sociabilidademaster thesis