Gonçalves, Sónia PedrosoLima, Geisa Correia2022-02-052022-02-052020-012020-01http://hdl.handle.net/10400.26/39187A presente dissertação faz uma abordagem sobre a temática da eficácia do Planejamento no processo ensino-aprendizagem: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA-UP-AXIXÁ e encontra-se inserida na linha de pesquisa de Educação, do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Tomar-IPT. Tem por objetivo geral: verificar a eficácia do planejamento enquanto ferramenta essencial no processo ensino- aprendizagem. Partindo desse contexto, buscam-se bases teóricas que fundamentam o objeto de estudo. Por se tratar de uma investigação empírica, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, tendo em vista a melhor explicação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação, compreendem, os gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, os quais fizeram parte da amostra de investigação. A pesquisa foi feita em duas etapas: primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisas, questionários com questões estruturadas; a segunda etapa de caráter qualitativo constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, com o intuito de apurar mais detalhes sobre a eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem. Como resultado mais geral, observou-se que o planejamento é participativo e que a escola trabalha com um novo modelo de ensino baseado na pedagogia da presença e no projeto de vida de cada aluno, modelo esse que traz em seu âmago, o desejo de uma educação melhor. A proposta dessa dissertação não significou, disponibilizar uma receita pronta para a construção de ideias em um processo de planejamento, mas buscou contribuir com a instituição pesquisada, com os leitores e com futuros investigadores acerca da temática.porPlanejamentoEducaçãoEnsino-AprendizagemA eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagemum estudo no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA-UP : Axixámaster thesis202914852