Botelho, Ana Teresa Collares Pereira da Silveira2012-06-152012-06-152009http://hdl.handle.net/10400.26/2239São objectivos do presente trabalho identificar os factores que promovem a utilização e/ou integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus e propor estratégias para contribuir para a integração das mesmas junto das escola e dos professores. Especialmente com os que estão a iniciar a sua formação, tendo em vista a alteração do discurso pedagógico, por forma, a minorar as dificuldades e os insucessos que os alunos, os jovens e as famílias, e por consequência, permitir o inevitável conhecimento e aplicação das tecnologias nos tempos que correm. De forma a avaliar a real dimensão e o potencial das TIC no processo de Ensino-Aprendizagem (E-A) e as suas implicações no mundo da tecnologia os professores terão que ter atenção às diferentes variáveis (espaço, forma , tempo, conteúdo) e o próprio papel do professor.porTecnologia da informaçãoFormação inicialProfessorPortugalAs tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores em Portugaldoctoral thesis