Martins, Maria José D.Oliveira, TeresaBarros, João P.Espírito Santo, JoséBonito, JorgeTrindade, Vítor2012-04-112012-04-112010http://hdl.handle.net/10400.26/2063Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre qualidade de ensino de docentes e estudantes de estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo. Tratou-se de um estudo qualitativo, que incluiu uma análise de conteúdo a uma questão aberta relativa ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definiam qualidade de ensino. A análise de conteúdo baseou-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para o ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelaram que as respostas de docentes e estudantes das três instituições, globalmente consideradas, não diferiam substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino era mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação.porensino superiorqualidade de ensinoConcepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público na regiâo do AlentejoConceptions of teaching quality in public higher education institutions in the Alentejo regionconference object