Magri, LucioRamos, Ricardo2020-10-192020-10-192020-06-26http://hdl.handle.net/10400.26/33667As atividades humanas impulsionaram uma época caracterizada por impactos significativos nos ecossistemas e na mudança climática. Apesar de representar apenas cerca de 2% do espaço geográfico e hospedar mais de 50% da população mundial, as cidades produzem 80% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e consomem 80% dos recursos mundiais (Yigitcanlar, 2018). Por causa desta situação e estimulada pelo avanço tecnológico, a mobilidade elétrica difunde-se e ganha cada vez mais importância como solução sustentável para ambientes urbanos. Apesar desta difusão dos veículos elétricos (VE) e da nova era de eletrificação e conectividade (Divya e Ostergaard, 2009; Melica, 2018), as infraestruturas dedicadas ainda são muito limitadas ou inexistentes na maioria das cidades. Tendo em conta os limites da autonomia das baterias e das infraestruturas de carregamento, é necessária a implementação de uma rede de carregamento na estrada. Procura-se com este documento descrever o desenvolvimento de um relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Design de Produto, integrado no CEiiA (Centro de engenharia e desenvolvimento de produto). Este processo, baseado num novo modelo de negócio na área do fornecimento de energia on demand, teve como objetivo a resolução das necessidades dos utilizadores de sistemas de carregamento de VE. Tendo como base a arquitetura do sistema de propulsão, já desenvolvido pelo CEiiA, denominado como “skate”, foi criado assim o conceito de um módulo autónomo temporário de carregamento de veículos elétricos.porDesign de serviçoCarregamento de VECondução disruptivaMobilidade elétricaOn demandO futuro da mobilidade urbana: projeto de um posto de carregamento móvelmaster thesis202488888