Cruz, RuiSantos, Gabriela Enata Cardoso dos2021-05-182021-05-182021-02-24http://hdl.handle.net/10400.26/36512Os digital influencers, conhecidos como usuários digitais com a habilidade de disseminar e viralizar mensagens que afetam comunidades em ambiente virtual, surgiram em meados de 2000, monopolizando as redes sociais e causando inúmeros efeitos na sociedade atual. A investigação é de importância para aprofundar a temática dos digital influencers, assim como analisar de que forma estes interferem no comportamento de compra de produtos de beleza, e qual o seu papel no processo. Este estudo realizou uma pesquisa de natureza quantitativa, baseando - se num estudo de hipóteses que objetivou analisar as motivações e o processo de decisão do comportamento. Foi utilizado como escopo a Teoria da Ação Planeada de Ajzen para elaboração de um questionário, que foi aplicado a uma amostra total de 217 indivíduos, sendo validada 190 respostas. Para mensuração das variáveis e dos resultados, foi conduzida uma Análise Fatorial Confirmatória, tendo sido confirmadas 7 das 9 hipóteses elaboradas para o estudo. De início o intuito era utilizar a variável demográfica de localização entre Portugal e Brasil, mas que acabou por não revelar uma relação significativa devido a uma diferença discrepante na obtenção de mais respostas de um país comparativamente ao outro. Foi possível perceber as variáveis influenciadoras no processo de compra de produtos cosméticos, e o papel que os influenciadores digitais possuem como mediadores de comportamento. Conclui-se que não são mediadores diretos na intenção de aquisição de produtos.Digitais influencers, known as digital users with the ability to disseminate and viralize messages that affect communities in a virtual environment, emerged in the mid-2000s, monopolizing social networks and causing countless effects on today's society. The importance of this investigation is to deepen the theme of digital influencers, as well as to analyze how they interfere in the buying behavior of beauty products, and what is their role in the process. This study carried out a quantitative research, based on a study of hypotheses that aimed to analyze the motivations and the behavior decision process. Ajzen's Planned Action Theory was used as a scope for the elaboration of a questionnaire, which was applied to a total sample of 217 individuals, with 190 responses being validated. To measure the variables and the results, a Confirmatory Factor Analysis was conducted, with 7 of the 9 hypotheses elaborated for the study being confirmed. At first the intention was to use the demographic variable of location between Portugal and Brazil, but it ended up not revealing a significant relationship due to a discrepant difference in obtaining more responses from one country compared to the other. It was possible to perceive the influencing variables in the purchasing process of cosmetic products, and the role that digital influencers have as mediators in behavior. It is concluded that they are not direct mediators in the intention of purchasing products.porDigital influencersAmbiente virtualComportamento de compraProdutos cosméticosA atuação do Digital Influencer no processo de comportamento de compra de produtos de belezamaster thesis202726029