José, AnaMaçãs, Elsa2022-08-232022-08-232021-07-12http://hdl.handle.net/10400.26/41627Atualmente, a sociedade caracteriza-se por ser dominada pelas novas tecnologias, dispositivos eletrónicos, redes sociais e plataformas online, pelo que as empresas tiveram de se adaptar de modo a satisfazer os consumidores, que são cada vez mais exigentes e têm maior acesso à Internet. O caso dos clubes desportivos não é diferente, pois, tal como as outras empresas estes também carecem da obtenção de vantagens competitivas, tanto a nível social, como a nível financeiro. Nesse sentido, é essencial que os clubes desportivos implementem estratégias de marketing digital, que contribuam para o aumento do fluxo de comunicação, abrangência de mais pessoas, promoção de serviços ou relações de proximidade com os seguidores/adeptos. Assim, o objetivo do presente projeto de mestrado passa por compreender o processo de operacionalização de marketing digital no Estoril Praia Futebol SAD. Para o efeito, foi elaborada uma entrevista ao Diretor do clube e aplicados inquéritos por questionários ao público interno (colaboradores e jogadores) e ao público externo (adeptos). Como principais resultados obtidos através destes instrumentos, verificou-se que a opinião global sobre os diferentes tipos de público, no que se refere ao clube e ao marketing digital implementado pelo mesmo, é positiva, assim como, a relação existente entre o público interno (jogadores e colaboradores) e externo (adeptos), relativamente ao clube e ao marketing digital implementado pelo mesmo. Para além disso, observou-se que as plataformas mais utilizadas são Facebook, o Instagram e o website institucional. É de destacar que, nesta fase pandémica causada pelo covid-19, o clube mostrou a sua adaptabilidade e resiliência perante as sucessivas mudanças ocorridas (treinos online; comunicação com o público externo, criação de um website com bilheteira online, entre outras). Desse modo, afere-se que o processo de marketing digital é relevante para a sobrevivência e continuidade de qualquer organização, uma vez que contribui para diversos benefícios (aumento da notoriedade e reputação do clube, renovação e publicação de novos conteúdos, atração de novos seguidores/adeptos, fidelização dos seguidores/adeptos já existentes, divulgação de informações, captação de novos participantes para as outras modalidades praticadas no clube, alcance de mais patrocinadores).Today, society is characterized by being dominated by new technologies, electronic devices, social networks, and online platforms, so companies have had to adapt to satisfy consumers, who are increasingly demanding and have greater access to the Internet. The case of sports clubs is no different, as, like other companies, they also lack competitive advantages, both socially and financially. In this sense, it is essential that sports clubs implement digital marketing strategies, which contribute to increasing the flow of communication, reaching more people, promoting services or close relationships with followers / supporters. Thus, the objective of this master's project is to understand the digital marketing operationalization process at Estoril Praia Futebol SAD. For this purpose, an interview was prepared with the Club Director and questionnaires were applied to the internal public (employees and players) and to the external public (supporters). As the main results obtained through these instruments, it was found that the global opinion about the different types of public, regarding the club and the digital marketing implemented by it, is positive, as well as the relationship between the internal public (players and collaborators) and external (fans), regarding the club and the digital marketing implemented by it. In addition, it was observed that the most used platforms are Facebook, Instagram, and the institutional website. It should be noted that, in this pandemic phase caused by the covid-19, the club showed its adaptability and resilience in the face of the successive changes that occurred (online training; communication with external audiences, creation of a website with online ticket office, among others). Thus, it is verified that the digital marketing process is relevant for the survival and continuity of any organization, since it contributes to several benefits (increase of the notoriety and reputation of the club, renewal and publication of new content, attraction of new followers / supporters, loyalty of existing followers / supporters, dissemination of information, attracting new participants to the other modalities practiced in the club, reaching more sponsors).pormarketing digitalclube desportivoEstoril Praia Futebol SADpúblico internopúblico externodigital marketingsports clubinternal publicexternal publicOperacionalização do Marketing DigitalO caso Estoril Praia Futebol SADmaster thesis202928098