L. V. Mendonça, Maria CristinaNeves Salvado, Francisco Manuel2018-06-072018-06-072014-12-032014-07-28http://hdl.handle.net/10400.26/23056Após apresentação dos conceitos de (Lean) Six Sigma, qualidade e melhoria contínua, expomos os resultados de uma pesquisa descritiva e exploratória efetuada pela DHL Supply Chain. A sua equipa do (Lean) Six Sigma dedica atualmente atenção aos problemas surgidos no Healthcare da DHL Supply Chain. Nesta fase, o DMAIC está a ser implementado com o objetivo de conhecer, delimitar e solucionar os problemas presentes. É com base neste trabalho que apresentamos o estudo de caso que conclui esta dissertação. O problema em análise consiste na baixa produtividade. Havia capacidade instalada de resposta às necessidades do cliente mas ocorriam ineficiências que a tornavam insuficiente. Realizamos um levantamento exaustivo do processo que tivemos a oportunidade de acompanhar. As falhas foram detetadas e classificadas. Seguimos com a apresentação de soluções para resolver o problema fulcral da produtividade. Com este estudo de caso, procuramos contribuir para a logística farmacêutica com a implementação da metodologia DMAIC, objetivando realçar a estratégia desenvolvida bem como os ganhos alcançados. Este é um processo de melhoria contínua, evoluindo para a implementação do Lean posteriormente. O aumento da produtividade é evidente e confirmado pelos indicadores existentes: redução de horas extras, atrasos de expedição, números de erros por remessas processadas.por(Lean) Six SigmaDMAICqualidademelhoria contínuafocalização no clienteO (Lean) Six Sigma como estratégia para o aumento da competitividade na Logística Farmacêutica.master thesis201925818