Moreira, Luís Filipe CunhaFraton, Inari Jardani2019-05-162019-05-162018-10http://hdl.handle.net/10400.26/28529O livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso, buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J. J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim. Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa beneficiar o leitor.porLivro SExperiência de leituraProjeto gráficoA experiência do livroUma análise de design editorial do livro S.master thesis202231020