Pimentel, Duarte2013-10-092013-10-092013-06http://hdl.handle.net/10400.26/4767Trabalho apresentado à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, para a obtenção do Título de Especialista em Hotelaria e RestauraçãoA grande questão em análise neste trabalho é sem dúvida a importância do marketing na estratégia das Pousadas de Portugal e o objetivo é demonstrar isso mesmo recorrendo a vários casos práticos sobre temas como o “Branding”, a Segmentação da oferta, da Inovação e do “Yield ou Revenue Management”. Este trabalho inclui, primeiramente, uma revisão da literatura com referencia ao âmbito do marketing, do turismo e hotelaria e mais especificamente o marketing turístico e hoteleiro, com particular ênfase nos temas apresentados nos casos práticos. Posteriormente, com recurso ao estudo de caso das Pousadas de Portugal, procede-se a operacionalização do referido enquadramento conceptual.porMarketingBrandingHotelariaHospitalityMarketing e branding em hotelaria: casos práticos nas Pousadas de Portugalother