Miranda, Sandra IsabelCruz-Santos, Anabela2023-12-152023-12-152023-07-01Miranda, S., Cruz-Santos, A. (2023)http://hdl.handle.net/10400.26/48504O desenvolvimento adequado da linguagem é central para que a criança desenvolva aprendizagens académicas e sociais. Objetivo: Avaliação da linguagem em 35 crianças em acolhimento residencial em quatro instituições sociais através da Grelha de Observação da Linguagem. De natureza quantitativa. Do total das estruturas da GOL-E (2ªEdição) três crianças encontram-se no percentil 50 e/ou acima deste. A maioria das crianças encontra-se em percentis inferiores aos expetáveis para a sua faixa etária. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças avaliadas revelaram um desempenho inferior ao nível das competências linguísticas quando comparadas com os resultados normativos expectáveis para a sua idade. Verificou-se a existência de crianças que apresentam perturbações da linguagem sem estarem formalmente identificadas no sistema educativo.poracolhimento residencial; alunos em risco educacional; avaliação; dificuldades de linguagemAVALIAÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR EM ACOLHIMENTO RESIDENCIALjournal articlehttps://doi.org/10.58086/8cyw-8j72