Willig, RenataBatista, Miguel2023-05-182023-05-182023-03-11http://hdl.handle.net/10400.26/44821A prática de ensino supervisionada é essencial no desenvolvimento do profissional na área da educação física. A aprendizagem através da partilha do conhecimento, da participação em diferentes contextos alargados, com outros docentes, auxiliares educativos, elementos da direção e a intervenção junto dos alunos e diferentes turmas, permite estabelecer as bases do perfil de professor do ensino secundário e do segundo e terceiro ciclo básico. Com isto, é possível desenvolver-se a dimensão profissional, a dimensão social e ética, a dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem e a dimensão da participação na comunidade educativa escolar. Através da intervenção em diferentes fases, cada uma das ações promove o desenvolvimento profissional ao longo da vida delineado através de objetivos, que pretendem alcançar metodologias e métodos na lecionação das aulas e intervenção para com os alunos e os diferentes contextos, procurando-se incutir o sucesso educativo e o gosto pela prática da atividade física através participação em diferentes ações escolares, na atribuição de responsabilidades, e em investigações com o propósito de trazer solucionar problemas detetados.porPerfil de professorSucesso educativoGosto pela prática de atividade físicaComunidade educativaOs níveis de ansiedade ao teste no ensino secundário na educação física:o impacto da avaliação da matéria de ginástica acrobática numa turma do 12º ano de escolaridade nos índices de ansiedademaster thesis203294297