Varela, MiguelCavaleiro Ribeiro da Costa, Catarina Isabel2022-07-202022-07-202022-05-062022-01-06http://hdl.handle.net/10400.26/41384A entrada no ensino superior é considerada um período crítico onde se dá início a transformações e a novos desafios na vida dos estudantes. O presente estudo procurou analisar o processo de transição dos estudantes inscritos pela primeira vez na universidade e em que medida as suas vivências académicas, agrupadas em cinco dimensões: Pessoal, Interpessoal, Carreira, Estudo e Institucional, têm impacto na sua adaptação ao novo contexto, segundo as variáveis sexo e mobilidade. A amostra foi composta por 285 estudantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), 148 são do sexo feminino (52%) e 137 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M= 19,25; DP=4,3). Relativamente à mobilidade, 276 estudantes (97%) não são deslocados da sua residência de origem, sendo os restantes 9 (3%) deslocados. Foram aplicados dois questionários, um de dados sociodemográficos e o Questionário de Vivências Académicas, QVA-r, na versão reduzida (Almeida, Ferreira & Soares, 1999). Considerando a dimensão da amostra de estudantes deslocados (9), a variável mobilidade não foi testada. Os resultados deste estudo permitem concluir que as vivências académicas da nossa amostra, quando relacionadas com a variável sexo, aparentemente, parecem não ter interferência no processo de adaptação dos recém-chegados à ULHT.poradaptaçãoensino superiorvivências académicasAvaliação da adaptação ao Ensino Superior: vivências académicas de estudantes do 1º ano da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiasmaster thesis203039521