Bártolo, JoséFonseca, Diogo2015-12-152015-12-152014-05-30http://hdl.handle.net/10400.26/10491A internet parece ser, nos dias de hoje, o meio de comunicação mais influente e eficaz da nossa sociedade. Efetivamente, a informação relevante está maioritariamente acessível através da web e cabe ao utilizador a decisão e o controlo na consulta da mesma. Assim, de um modo geral, um website é um meio crucial na comunicação global, que procura conhecer o visitante, os seus interesses, tentando responder de forma simples e clara à informação recolhida. O website da esad matosinhos, foi crescendo em função das suas necessidades, de forma fragmentada, sob a forma de diversos micro-websites, criando uma problemática na comunciação global da instituição e fragilizando a sua identidade. Por outro lado, os conteúdos estruturados de forma estática, não relacionados, dificultavam a atualização e manutenção do website. O presente projeto analisou a comunicação da esad no meio web, as suas necessidades e, com base nesses dados, construiuse um novo website capaz de comunicar de forma acessível e eficaz. Numa primeira fase foi analisada a audiência e procurouse identificar o visitante tipo do website. Numa segunda fase, elaborou-se um mapa do website, estruturaram-se os conteúdos em modelos de dados e definiu-se o design de interacção do mesmo. Numa terceira fase desenvolveu-se o look and feel, onde se fundamentam as opções ao nível do layout, da tipografia e cor. Por fim, escolheram-se e implementaram-se as linguagens, as tecnologias e os serviços inerentes ao novo website e realizou-se uma acção de formação aos gestores de conteúdo. A realização deste projeto marcou um ponto de viragem na gestão e divulgação da informação da esad no meio web em diversos níveis. Estes projetos são naturalmente faseados, demorados e contínuos. Contudo, pensamos que está consolidada uma comunicação web adaptada às necessidades da esad matosinhos.porWebProcessoDesignUser experienceInterface designesad.pt o processo de redesignmaster thesis201001160