Mocetão, Cristina CunhaSoares, Maria Beatriz Barbosa Ferreira2019-01-102019-01-102018-07-02http://hdl.handle.net/10400.26/25648O presente trabalho tem por base o relatório de estágio curricular, estágio esse efetivado na empresa Centro de Serviços Porsche Matosinhos, sob a supervisão da Prof.a Doutora Cristina Mocetão, a fim de concluir o mestrado de Direção Comercial e Marketing. A empresa em questão apresentava falta de um plano de comunicação propriamente definido e, nesse sentido, o défice de uma estratégia impossibilitava-a atingir melhores resultados. Neste contexto, o objetivo basilar do estágio centrou-se na implementação de uma estratégia de comunicação integrada com vista a obter um maior número de leads. Para a realização do estágio e do presente relatório procedi à recolha de dados assente numa metodologia qualitativa e quantitativa de investigação. Inicialmente procedeu-se a um diagnóstico da organização, sendo efetivado um levantamento do ponto situacional, tanto a nível externo, como interno. De seguida, executou-se a definição do público-alvo e objetivos estratégicos e, posteriormente, a determinação do mix do plano de comunicação integrada de marketing, estratégia criativa e plano de meios. A última etapa do plano corresponde à calendarização e orçamentação, uma vez as normas da organização e o tempo disposto, impossibilitou a implementação e avaliação do plano. Ainda que o objetivo principal fosse a execução do plano de CIM, a aprendizagem durante o estágio foi revelante, na medida em que o desenvolvimento de todas a atividades proporcionou a aquisição de diferentes competências técnicas, científicas, afetivas e comunicacionais.porComunicação Integrada de Marketing,Plano de MeiosEstágio CurricularMercado AutomóvelProposta de um Plano de Comunicação Integrada para o Centro de Serviços Porsche Matosinhosmaster thesis201986574