Miranda, LúciaAperribai, LeireMorais, FátimaMaria, Machado2021-01-122021-01-122020-12-31Miranda, L., Aperribai, L., Morais, F., & Machado, M. (2020). Estudo das caraterísticas psicométricas da escala das representações sobre altas capacidades intelectuais (ERACI): um estudo com universitários portugueses. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 116-136.http://hdl.handle.net/10400.26/34681Este trabalho tem como objetivo apresentar uma adaptação da Escala de Representações sobre Altas Capacidades Intelectuais - ERACI, para estudantes do ensino superior português. Responderam à versão espanhola do instrumento composto por 34 itens, 456 alunos do ensino superior. Frequentavam as licenciaturas de 8 cursos nas universidades do Porto, Minho e Madeira e Escola Superior de Música de Braga. Após a leitura e análise dos itens, sua conjugação com o referencial teórico, combinando os valores próprios e a representação gráfica dos fatores (gráfico scree plot), a melhor estrutura encontrada foi de 5 fatores. Sugere-se a aplicação da escala, numa amostra maior e mais representativa, de forma a aprofundar conhecimentos para o seu melhor aproveitamento na avaliação nas altas capacidades intelectuais.porrepresentações cognitivas; altas capacidades intelectuais; ensino superiorEstudo das caraterísticas psicométricas da escala das representações sobre altas capacidades intelectuais (ERACI): um estudo um estudo com universitários portuguesesjournal article