Domingos, CatarinaBorges, Inês Rocha2023-04-212023-04-212023-02-27http://hdl.handle.net/10400.26/44619Nos dias que correm, cada vez mais se vê opiniões sobre “o que motiva as pessoas?”. Diversos artigos dizem que o que atrai e retém pessoas é um ambiente de trabalho agradável, uma liderança participativa, formação constante e benefícios atrativos. A presente dissertação tem como objetivo estudar os fatores motivacionais das pessoas e compreender de que modo a liderança é uma ferramenta essencial de marketing interno na motivação das pessoas. Para tal, foram analisadas várias dimensões do marketing (Benefícios Sociais, Formação, Pesquisa Interna, Liderança, Compensação e Comunicação) de modo a entender quais são as dimensões que mais afetam a motivação da equipa. Analisou-se também fatores específicos dentro das dimensões para obter resultados mais precisos. Tendo como alvo do estudo de caso a InnerJoin, uma empresa referência no setor das tecnologias em Portugal, procurou-se caracterizar o atual líder e, deste modo, compará-lo ao que é o líder ideal dos clientes internos da InnerJoin, procurando arranjar estratégias para manter a equipa motivada a partir da liderança.porMarketing internoLiderançaMotivaçãoEquipaLíderA liderança e o marketing interno: A Liderança como uma ferramenta de marketing Interno para motivar os clientes internosmaster thesis203277520