Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Martins, Ana Raquel da Costa2016-04-132016-04-132015http://hdl.handle.net/10400.26/13143O presente relatório visa aferir sobre a minha prática pedagógica enquanto docente nos três ciclos do Ensino Básico no AVERT e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano letivo 2013/2014. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, procedi a alguma investigação sobre temáticas fulcrais no decurso da Prática Pedagógica, apresentando as metodologias de que me servi e efetuei, ainda, uma análise a propósito do contexto educativo português no referente à Educação musical. A segunda parte reporta à Prática Pedagógica em contexto formal, sendo também ela dividida em três partes, cada uma correspondente a um ciclo de estudos específico. Cada uma destas partes encontra-se subdividida em capítulos que versam a caraterização do espaço e do meio envolvente, a caraterização do estabelecimento de ensino e das turmas lecionadas. Segue-se uma descrição do espaço destinado ao ensino da Educação Musical. Posteriormente são apresentadas as planificações das aulas ministradas, as atividades, estratégias e metodologias usadas na Prática Pedagógicas, as grelhas de avaliação e a reflexão crítica. O trabalho termina com uma reflexão conclusiva sobre o decurso de todo o ano letivo e as perspetivas de futuro para uma disciplina que creio fulcral pra o desenvolvimento integral do indivíduo desde a mais tenra idade até à adolescência ou mesmo idade adulta.porDançaEducação MusicalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 3º CicloRelatório de prática pedagógicaa dança no ensino musical (3º Ciclo)master thesis201333287