Clímaco, Maria Isabel NamoradoLarguinho, Maria Manuela CoelhoManso, Cátia Daniela Pinheiro2021-01-152021-01-152020http://hdl.handle.net/10400.26/34720Este estudo parte do contributo interdisciplinar de diversas referências literárias, de áreas como a comunicação, a sociologia, a psicologia e até a filosofia, de maneira a o compreender a subcultura Nerd e os seus comportamentos perante o consumo. Contextualiza-se esta subcultura na evolução cultural da sociedade moderna, responsável por enraizar a Cultura Pop um pouco por todo o mundo. O Nerd e a sua relação emocional com os bens do universo da Cultura Pop é o âmbito deste estudo, com intenção de “traçar” o seu perfil enquanto consumidor e enquadrando os seus comportamentos e interesses nas componentes racionais e hedónicas do processo de tomada de decisão de compra. Procurou-se também, com o mesmo enquadramento, classificar segundo um grau de importância alguns fatores de decisão de compra que a possam influenciar. Para corresponder a estes objetivos, efetuou-se a análise empírica em que se tenta compreender o perfil do consumidor Nerd, Fã de Cultura Pop, com recurso a um questionário como instrumento de pesquisa. Caracterizou-se este consumidor, e recorrendo à análise fatorial exploratória com extração pelo método dos componentes principais, segmentou-se a amostra de Nerds, Fãs de Cultura Pop, pelo seu interesse nos produtos/atividades relacionadas com esta subcultura. Recorrendo também a esta técnica, agruparam-se os itens mais relevantes, quer da variável fatores de decisão de compra, quer da variável comportamento, numa tentativa de explicar quais os mais importantes para motivar ou influenciar o processo da tomada de decisão de compra. Da conclusão deste estudo retiraram-se contributos que poderão ser importantes para estudos futuros do comportamento do consumidor Nerd e para os profissionais do marketing que criam, comunicam e influenciam produtos ou atividades neste mercado de nicho.porSubcultura NerdCultura PopComportamento do consumidorFatores de decisão de compraAnálise fatorial exploratóriaPerfil do consumidor Nerd: um exemplo de subcultura urbanamaster thesis202579166