Santiago, A.Pires, Natália AlbinoBarbosa De Campos, MariaSilveira, SusanaRato, Virgilio2023-10-182023-10-182021http://hdl.handle.net/10400.26/47341A sociedade atual assiste a uma alteração das relações societais sem precedentes que coloca novos desafios formativos quer em relação à educação dos alunos do ensino básico e às metodologias para os fazer aprender, quer em relação à formação de professores e instituições que os formam. O paradigma educativo tem vindo, nessa sequência, a adaptar-se por forma a capacitar as novas gerações com instrumentos/competências de resposta a desafios globais e a interdisciplinaridade tem vindo a constituir-se como uma ferramenta holística importante para dar resposta a esses desafios. Neste contexto, apresentamos uma oficina de formação concretizada em ambiente virtual, dirigida ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), que reflete o trabalho realizado com os alunos dos Mestrados em Ensino do 1º CEB e Português e História e Geografia/Matemática e Ciências Naturais (PHGP/MCN) no 2º CEB pelos docentes na unidade curricular (UC) Seminário Interdisciplinar (SI).porInterdisciplinaridadeformação inicial de professores1º CEBeducação literáriaInterdisciplinarityteachers trainingprimary educationliterary educationA interdisciplinaridade em contexto de formação inicial de professoresbook part