Pinto, JorgeGouveia, Maria Eduarda Vieira2018-01-152018-01-152018-01http://hdl.handle.net/10400.26/20162Relatório da Componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente projeto de investigação tem como finalidade descrever e refletir sobre a minha intervenção, referente ao estágio IV, que decorreu numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico. O objeto de trabalho foi a aprendizagem através de Atividades de Jogo junto de alunos(as) de uma turma de 4ºano, do 1ºCiclo do Ensino Básico. Com este estudo procura-se perceber qual a influência das atividades de jogo como alternativa às desenvolvidas, usualmente, nas escolas; se este tipo de atividades consegue envolver os alunos; o que aprendem com estas e, ainda, se são propícias a uma maior autonomia por parte do público-alvo. A nível metodológico, o estudo adopta uma abordagem próxima da investigação-ação, apoiada em experiências de ensino. Em relação à recolha de dados utilizei a observação participante, a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas. Os dados analisados permitem dizer que, para além de um envolvimento integral dos alunos influenciado pelas atividades de jogo, existe uma evolução evidente para além das competências cognitivas.This research project aims to describe and reflect on my intervention, referring to internship IV, which took place in a primary school. The subject of my report was the learning through game activities with students of 4th grade class, primary school. This study seeks to understand the influence of game activities as an alternative to those developed, usually in schools; if this type of activity can involve the students; what they learn from them and whether they are promising to greater autonomy from the target people. At the methodological level, the study adopts a close approach to research action, supported by teaching experiences. In relation to the collection data I used the participant observation, the documentary analysis, the questionnaire survey and interviews. The analyzed data allow us to say that, in addition to an integral involvement of the students influenced by the game activities, there is an evident evolution beyond the cognitive competences.porAprendizagemEnvolvimentoEstratégias de Ensino-AprendizagemJogoLearningInvolvementTeaching-Learning StrategiesPlayA aprendizagem através de atividades de jogo no 1ºCiclo do Ensino Básicomaster thesis201909863