Custódio, Pedro Balaus, 1964-Ferreira, Maria João Silva2017-07-172017-07-172017http://hdl.handle.net/10400.26/18641Este relatório intitula-se “Quem conta um conto, aumenta um ponto” e insere-se no contexto de Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este estudo emerge de um problema com o qual Portugal se vem a confrontar, é o país da Europa onde se lê menos. Um estudo realizado por Freitas (1997) conclui que os hábitos de leitura dos portugueses têm vindo a alterar-se ao longo dos tempos. Assim, no decorrer do estágio na valência de Educação Pré-Escolar, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, fora do centro de Coimbra, pude constatar a importância que a Educadora atribuía aos momentos de leitura. Parti de uma reflexão sobre o conceito de leitura, qual o papel dos agentes educativos na motivação desta, os aspetos a ter em conta na escolha de um livro, a importância de se ler em voz alta e a contribuição do Plano Nacional de Leitura. A importância dos educadores, o papel dos encarregados de educação e o contributo que o Plano Nacional da Leitura tem para o enriquecimento desta problemática, levoume a elaborar dois inquéritos. Elaborei ainda, quatro hipóteses que validei sendo elas: H1: o papel do educador é essencial para a promoção de hábitos de leitura em contexto pré-escolar; H2: os Encarregados de Educação têm um papel ativo na criação de hábitos de leitura; H3: o Plano Nacional de Leitura fomenta a promoção de hábitos de leitura no jardim-de-infância; H4: os Encarregados de Educação valorizam o Plano Nacional de Leitura. Faço também algumas sugestões no final do estudo com o intuito de incentivar a um maior gosto pela leitura.porEducação Pré-EscolarLeituraMotivaçãoEducadoresEncarregados de EducaçãoPlano Nacional de LeituraQuem conta um conto aumenta um pontomaster thesis201717387