Alcindor Huelva, MónicaTeixeira, Bruna Gomes2015-05-222015-05-222013-11-292013-09http://hdl.handle.net/10400.26/8697As transformações ocorridas nos museus de arte contemporânea, face ao cenário artístico no final do século XX, motivaram a realização deste estudo. As variadas linguagens artísticas, como formas, tamanhos e caraterísticas. evidenciaram preocupações espaciais em cada envolvente. O espaço expositivo teve que se adaptar às novas expressões artísticas, para uma melhor compreensão da arquitetura e da sua relação com a arte. A investigação foi desenvolvida através da análise de três estudos de caso. A análise do objeto de estudo, centrada no museu de arte contemporânea, é focada através da exposição itinerante Ideias K de Fernando Sinaga. Esta exposição, de arte contemporânea pós-minimalista, esteve patente no Museu de Arte Contemporânea de Castilla y Léon, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais de Bragança e no Museu de Arte Contemporânea de Alicante. A análise da exposição itinerante fundamenta-se na definição das caraterísticas arquitetónicas evidentes nos museus de arte contemporânea e na sua interação com a arte contemporânea pós-minimalista. Os objetivos deste estudo consistem em identificar os processos de transformações arquitetónicos e museológicos nos museus de arte contemporânea, no século XX e definir os vínculos mais relevantes entre o espaço arquitetónico museográfico e o espaço expositivo museológico da arte contemporânea pós-minimalista. A metodologia da investigação fundamenta-se no método de multicasos, de natureza comparativa, dos três museus de arte contemporânea. As técnicas de recolha de informação baseiam-se na análise documental e na análise documental gráfica dos projetos dos museus em estudo, para assinalar as caraterísticas espaciais, tendo em consideração a sua relação com a exposição itinerante Ideias K. Para uma informação sustentada foram ainda realizadas quatro entrevistas, que fundamentam a análise dos estudos de caso e argumentam as necessidades da arte contemporânea pós-minimalista. O estudo demonstrou a relevância da investigação na temática, sendo esta de relevância para o projeto dos museus de arte contemporânea. O propósito da investigação é de realizar um contributo para a reflexão sobre o espaço flexível, no caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista. Este estudo é pertinente para o desenho da sala expositiva contemporânea, de acordo com as necessidades da arte na atualidade.Abstract: This study was motivated by the transformations that occurred in the artistic scenery at the museums of contemporary art in the late 20th century. The diverse artistic languages, such as shapes, sizes and characteristics enhanced artistic worries in each space. The exhibition space had to be adapted to these new artistic expressions for a better understanding of the architecture and its relation with art. The investigation was developed through the analysis of three case studies. The analysis of the object of study, in this case, the contemporary art museum, is focused through the itinerant exhibition Ideias K of Fernando Sinaga. The exhibition, of post-minimalist contemporary art, was exhibited at the Contemporary Art Museum of Castilla y Léon, at the Contemporary Art Center Graça Morais of Bragança, and at the Contemporary Art Museum of Alicante. The analysis of the itinerant exhibition is based on the definition of architectonic characteristics that are evident in contemporary art museums and in its interaction whit post-minimalist contemporary art. The goals of this study are to identify the architectonic and museological transformations processes in contemporary art museums, in the 20th century, and to define the most relevant links between architectonic museographical space and museological expositive space of post-minimalist contemporary art. The research methodology is based on the multi-case method of comparative nature of the three contemporary art museums. The techniques of information collection are based on documental review and a graphical documental review of the museums’ projects to signalize the spatial characteristics, regarding its relation with the itinerant exhibition Ideias K. As a means of information support to the analysis of the case studies, four interviews have also been done, which sustain the claims of the need of post-minimalist contemporary art. This study has demonstrated the relevance of the investigation in this subject, particularly for the contemporary art museum project. The purpose of the investigation is contributing to the reflection about flexible space in post-minimalist contemporary art museums. This study is pertinent to the design of contemporary exhibition room, according to the needs of the art today.porMuseuArte contemporâneaPós-minimalismoEspaço arquitectónicoO espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalistamaster thesis201033666