Gomes, SandraFerreira, Joana Sofia Fonseca2021-04-272021-04-272021-04-09http://hdl.handle.net/10400.26/36296O objetivo principal desta investigação passa por perceber a relação entre a consciencialização das crianças/jovens com a problemática da sustentabilidade ambiental e a intenção futura de utilização de automóvel pelas mesmas e pelos seus Encarregados de Educação. Num primeiro momento será utilizada uma técnica quantitativa com recurso a um inquérito por questionário realizado online, do qual resulta uma amostra reduzida de 35 inquiridos (35 crianças/jovens e os seus respetivos encarregados de educação). Por esta razão, foi necessário recorrer à formulação de 2 entrevistas (técnica qualitativa) de forma a aprofundar os resultados. Para tal, foram selecionados 8 inquiridos a partir da amostra resultante do inquérito primeiramente realizado, 4 crianças/jovens e os seus respetivos encarregados de educação. Após a análise e discussão dos resultados foram identificadas algumas lacunas no conhecimento das crianças/jovens mais novas sobre a problemática da sustentabilidade ambiental. Confirmou-se, que para as crianças/jovens a principal fonte de aquisição de conhecimento são as instituições de ensino e que a Indústria Automóvel é uma das principais perturbadoras da sustentabilidade ambiental. De acordo com os dados, quanto mais velha é a criança/jovem maior é o seu papel na consciencialização dos seus encarregados de educação. Contudo, é importante salientar que o papel de consciencialização dos encarregados de educação parece ser mais importante nas idades mais novas das suas crianças/jovens. De facto, a utilização de automóvel continua a ter um papel bastante relevante nas deslocações do dia a dia tanto para as crianças/jovens como para os seus encarregados de educação e desta forma prevê-se a continuação futura do automóvel nos momentos de deslocação para a escola e trabalho, respetivamente. A principal limitação à investigação deveu-se à situação de pandemia vivida em Portugal e no mundo, o que impossibilitou a recolha dos dados pessoalmente, fator relevante quando se trata de inquirir crianças/jovens, o que resultou num número de inquiridos mais reduzido e ainda uma recolha dos dados, por entrevista, menos rica devido ao entrave associado a entrevistas por telefone. Ainda assim, a investigação acrescenta valor à literatura existente, já que apenas foram encontrados estudos fora de Portugal sobre a consciencialização das crianças/jovens com a problemática da sustentabilidade ambiental, a influência sobre os encarregados de educação e a intenção futura de utilização de automóvel. O que acaba por se traduzir em contributos importantes tanto para a sociedade como para a Indústria Automóvel.porResponsabilidade social empresarialSustentabilidade ambientalCrianças e jovensEncarregados de educaçãoIndústria automóvelIntenção futura de utilizar automóvelSerão as crianças/jovens os condutores do futuro? Da sustentabilidade ambiental à industria automóvelmaster thesis202707598