Amaral, Ana PaulaFeliciano, MariaCascais, Cidália2025-06-242025-06-242025-01-162024-11http://hdl.handle.net/10400.26/57993Este estudo analisou a percepção das competências comunicacionais dos Técnicos de Radiologia em pediatria, na relação com os utentes pediátricos e sua família. Investigou também como essa interação pode afetar a cooperação das crianças e familiares durante a realização de exames de radiologia. Neste estudo identificaram-se estratégias eficazes que melhoram a comunicação destes profissionais na relação terapêutica com estes pacientes pediátricos, trazendo grandes vantagens para uma comunicação eficaz e consequente melhoria na qualidade do atendimento e experiência do paciente pediátrico. Participaram 77 Técnicos de Radiologia de diversos hospitais da Grande Lisboa com idades compreendidas entre os 24 e os 63 anos de idade. Utilizou-se o questionário Q-COM-LIT (Questionário de Comunicação e Literacia em Saúde) para avaliar as competências de comunicação nas dimensões: Assertividade, Clareza e Positividade. A análise de dados foi efetuada com recurso ao software SPSS para análise quantitativa e a técnicas de análise temática para dados qualitativos. Os resultados revelaram uma alta valorização das competências de comunicação, sendo que 62,3% dos participantes classificaram a capacidade de conversar como "extremamente importante". A clareza na comunicação, evidenciada pelo uso de linguagem simples, foi considerada "extremamente importante" por 63,6% dos inquiridos. Quanto à positividade, 49,4% dos participantes destacaram a importância de cumprimentar e atender à linguagem não verbal dos pacientes. Os testes de correlação de Pearson mostraram correlações significativas entre o tempo de exercício profissional e o uso de expressões positivas (r=0,265, p<0.05) e entre a experiência e evitar termos negativos (r=0.274, p<0.05). O teste T-Student, mostrou diferenças significativas entre o género na questão “Envolver paciente e familiares na tomada de decisão/consentimento” da Positividade (t=2,007; gl=74; p=0,048), onde os inquiridos do género feminino apresentaram valores mais elevados nesta questão. A análise temática que se prendia com a criação de um Guião de competências revelou temas tão importantes como a necessidade de formação contínua e a importância da empatia e adaptação da comunicação ao público infantil. Conclui-se que os Técnicos de Radiologia em pediatria necessitam de competências comunicacionais robustas para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente pediátrico. Os resultados deste estudo sugerem que a experiência profissional influência positivamente a comunicação, especialmente em termos de Positividade. O estudo sugere o desenvolvimento de intervenções educativas para melhorar a comunicação em interações pediátricas. Futuros estudos deveriam explorar a eficácia destas intervenções em diferentes ambientes.This study analysed the perception of the skills of pediatric radiology technicians, in their relationship with pediatric patients and their families. Also investigated how this interaction can affect the cooperation of children and families during radiology exams. In this study, effective strategies were identified that improve the communication of these professionals in the terapeutic relationship with these pediátric patients, bringing great advantages for effective communication and consequent improvement in the quality of care and experience of pediatric patients. 77 Radiology Technicians participated in various hospitals in Greater Lisbon, aged between 24 and 63 years old. The Q-COM-LIT questionnaire (Health Communication and Literacy Questionnaire) was used to assess communication skills in assertiveness, clarity and positivity. Data analysis was carried out using SPSS software for quantitative analysis and thematic analysis techniques for qualitative data. The results revealed a high appreciation of communication skills, with 62.3% of participants classifying the ability to converse as "extremely important". Clarity in communication, evidenced by the use of simple language, was considered "extremely important" by 63.6% of respondents. Regarding positivity, 49.4% of participants highlighted the importance of greeting and responding to patients' non-verbal language. Pearson's correlation tests showed significant correlations between length of professional practice and the use of positive expressions (r=0.265, p<0.05) and between experience and avoiding negative terms (r=0.274, p<0.05). The T-Student test showed significant differences between gender in the question “Involving patient and family in decision-making/consent” of positivity (t=2.007; gl=74; p=.048), where female respondents presented higher values in this question. The thematic analysis related to the creation of a skills guide revealed themes as important as the need for continuous training and the importance of empathy and adaptation of communication to children. It is clear that radiology technicians in pediatrics need robust communication skills to improve the quality of care for pediatric patients. The results of this study suggest that professional experience positively influences communication, especially in terms of positivity. The study suggests the development of data based educational interventions to improve communication in pediatric interactions. Future studies should verify the effectiveness of these interventions in different clinical environments.porCompetências ComunicacionaisTécnicos de Radiologiapediatria.Communication SkillsRadiology TechniciansPediatricsCompetências de comunicação dos técnicos de radiologia em pediatriamaster thesis203956729