Rosinha, AntónioGramaço, Catarina Cravinho2022-10-132022-10-132022-06-27http://hdl.handle.net/10400.26/41915Na sequência do estágio curricular realizado na Flamingo SA, empresa do ramo da indústria da ourivesaria, onde a principal ferramenta de trabalho foram as redes sociais e o email marketing, na a presente investigação, analisa-se a importância das redes sociais e do email marketing na otimização da comunicação da marca Hassu, uma das sete marcas da empresa. Perante os desafios que a marca Hassu apresenta na sua comunicação, o trabalho desenvolvido tem como objetivo apresentar as melhores práticas que otimizem a comunicação da marca Hassu através das redes sociais e do email marketing. A comunicação da marca é um dos aspectos desejados a melhorar pela empresa Flamingo SA. A metodologia adotada é de natureza mista: qualitativa, na qual foi elaborada uma entrevista à diretora de comunicação e marketing da Flamingo SA e quantitativa, através das posteriores análises de dados. A partir dos dados analisados concluiu-se a potencialidade da rede social facebook e a forma como os clientes estão envolvidos com as redes sociais e com o email marketing. Um importante aspeto a realçar é a importância da construção de estratégias para gerar notoriedade da marca nas redes sociais e estabelecer uma relação de confiança entre consumidor e marca, e que consecutivamente conduzam o cliente a escolher a marca.Following the curricular internship at Flamingo SA, a company in the jewelry industry, where the main working tool was social media and email marketing, the present investigation analyzed the importance of social networks and email marketing in optimizing the communication of the Hassu brand, one of the company's seven brands. Faced with the challenges that the Hassu brand presents in its communication, the work developed aims to design a strategic plan that optimizes the communication of the Hassu brand through social networks and email marketing. Brand communication is one of the aspects that Flamingo SA wants to improve. A. The methodology calculated is of a mixed nature: qualitative, in which it was developed for the director of communication and marketing of Flamingo SA and through the subsequent data research. It was concluded the provision of brands in social networks and email marketing and the importance of social networks and email marketing. From the analyzed data, we have the potential of the social network Facebook and the way in which customers are involved with social networks and email marketing. An important aspect to highlight is the importance of building strategies to generate brand awareness on social networks and establish a relationship of trust between consumer and brand, and that consecutively lead the customer to choose the brand.porMarketing DigitalRedes SociaisInstagramFacebookEmail marketingEngagementA importância das redes sociais e do email marketing como otimização da comunicação da marca Hassumaster thesis203076338