Luís, LinaRato, Francisco2022-09-072022-09-072022-06-06http://hdl.handle.net/10400.26/41759Este documento têm o objetivo de relatar a Prática de Ensino Supervisionada, que faz parte do estágio, em que segundo o Decreto-Lei nº 240/2001 de 30 de agosto se estabelece um plano de atividades pedagógicas a desenvolver com base no Perfil de Competências Gerais do Professor de Ensino Básico e Secundário. Com este documento pretendo apresentar a forma como foi construído e concluído o estágio, desde a sua preparação a nível de calendarização, assim como as metodologias utilizadas e reflexões acerca das ações desenvolvidas e novas aprendizagens. Este documento encontra-se dividido em sete capítulos que têm conteúdos próprios, mas complementam entre eles. No primeiro capítulo é feita a apresentação do autor do trabalho, através de uma breve descrição do seu percurso académico e profissional. Do segundo capítulo consta a introdução, onde é feita a apresentação do trabalho. O terceiro capítulo é sobre a Instituição de acolhimento bem como sobre a estrutura e objetivos do estágio. No quarto capítulo é feito o enquadramento da prática profissional, social e ética, constando ainda a filosofia de ensino, metodologias e estratégias utilizadas. No quinto capítulo são descritas as várias atividades relacionadas com a dimensão de participação na escola. O sexto capítulo refere-se à dimensão de relação com a comunidade através das respetivas atividades desenvolvidas e deflexões acerca das mesmas. O sétimo capítulo trata do desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida e das competências a desenvolver durante o estágio. O trabalho termina com as considerações finais onde é feita uma reflexão acerca do percurso de realização do estágio, aprendizagens e evolução profissional e pessoal. Em anexo constam os documentos comprovativos referido neste portefólio, tal como no CD anexo ao mesmo, gravações de aulas e documentos para consulta.porPortefólio de estágioPrática de ensino supervisionadaEnsino artístico especializado de músicaFormação de professores em ensinoPerfil de competências gerais do professorA importância do estudo regular na aprendizagem do violino no desenvolvimento motormaster thesis203057155