Herter, MárciaLopes, André Filipe Ferreira2021-04-062021-04-062021-02-11http://hdl.handle.net/10400.26/36117A inovação tecnológica trouxe mudanças teóricas na maneira como o marketing é aplicado, passando a haver um maior interesse das empresas pela prática de paid search advertising, devido à maior eficácia na entrega de uma mensagem. Simultaneamente, a concorrência cada vez mais acirrada em muitos dos sectores de serviços B2B, tem levado as organizações a procurar uma vantagem competitiva por meio da notoriedade da marca. Diante desses desafios, a SGS Academy enquanto departamento de formação profissional do grupo SGS, passou a procurar novas formas de comunicar digitalmente, de modo a promover uma maior aproximação do negócio ao seu mercado e converter um maior número de leads através dos seus canais digitais. Para tal, delineou-se uma estratégia assente na criação e monitorização de uma campanha promocional com recurso a anúncios pay-per-click na plataforma Google Ads. O presente documento académico apoia-se numa técnica de análise de conteúdo e comprova que a introdução de uma campanha comunicacional de paid search advertising, assente na criação e monitorização de anúncios PPC, atuou como um meio eficaz para o aumento da brand awareness da SGS Academy e consequente conversão de leads no ecossistema digital da marca.The technological innovation has brought theoretical changes in the way marketing is applied, and companies are now more interested in the practice of paid search advertising, due to the greater effectiveness in delivering a message. Simultaneously, the increasingly fierce competition in many of the B2B service sectors has led organizations to seek competitive advantage through brand awareness. Facing these challenges, SGS Academy, as a professional training department of the SGS group, started looking for new ways to communicate digitally, in order to promote a closer approach of the business to its market and convert a greater number of leads through their digital channels. To this end, it was outlined a strategy based on the creation and monitoring of a promotional campaign using pay-per-click ads on the Google Ads platform. This academic document is supported by a content analysis technique and proves that the introduction of a paid search advertising campaign, based on the creation and monitoring of PPC ads, acted as an effective means to increase SGS Academy brand awareness and consequent conversion of leads in the digital ecosystem of the brand.porComunicação Digital B2BPaid Search AdvertisingBrand AwarenessConversão de LeadsGoogle AdsPaid Search Advertising como meio de desenvolvimento de Brand Awareness para a conversão de Leadsmaster thesis202691772