Jorge, José ReisCabral, Maria Amélia Perfeito2015-06-252015-06-252013http://hdl.handle.net/10400.26/9051Partindo da apresentação e análise de um percurso profissional, no decurso do qual várias foram as funções exercidas, focalizamo-nos nas funções supervisivas desempenhadas no quadro de um agrupamento que se assume como organização aprendente (Senge, 1990), norteado pelo seu próprio projeto educativo. Partindo de um conceito restrito de supervisão – a supervisão pedagógica – chegou-se a um conceito supervisivo mais alargado – o da supervisão escolar, educativa ou institucional. É neste cenário conceptual que se reflete sobre o cargo de coordenador de departamento, sobre o seu desempenho, tendo como linhas orientadoras as funções concebidas e objetivadas, por Alarcão e Alarcão e Tavares, para o supervisor, no quadro de uma escola reflexivaporSupervisão escolar ou educativaOrganização aprendenteOrganização qualificanteDesenvolvimento profissionalDesenvolvimento pessoalAprendizagem organizacionalCompetências supervisivasTrabalho colaborativoRelatório de atividade e de desenvolvimento profissionalmaster thesis201852250