Saraiva, JoséSantos, Inês2023-11-102023-11-102023-11-08http://hdl.handle.net/10400.26/47946No cenário contemporâneo, a presença do digital levou à diminuição de apreciação por atividades manuais, brincadeiras ao ar livre e encantos de um livro. Embora as tecnologias tenham revolucionado a comunicação e o entretenimento, também trouxeram uma desconexão das experiências sensoriais tangíveis. Nesse contexto, a experiência táctil e exploração física de materiais, como o papel ou tecido, ganham um novo interesse. O ato de folhear, sentir texturas e cheiros cria uma ligação emocional ausente em dispositivos eletrónicos. Perante esta problemática, a pesquisa concentra-se na análise dos elementos de design e aspetos lúdicos característicos de livros interativos, visando restaurar essa interação táctil. Assim, a criação de um livro de costura interativo, demonstra como esses conceitos podem ser aplicados de maneira eficaz, promovendo uma conexão mais profunda com atividades manuais e sensoriais e beneficiando tanto a saúde mental quanto física. A análise dos livros selecionados inspirou o livro Ponto a Ponto, contribuindo para o entendimento das possibilidades e limitações na produção destas obras. Esta pesquisa não apenas reaviva a importância da experiência táctil, mas também enriquece o panorama de design de livros interativos e da própria costura, numa era em que a presença de ecrãs é dominante.porLivro infantilSuporte interativoCriança-objetoCosturaLivro didáticoPonto a Ponto: Suporte interativo na aprendizagem inicial à costuramaster thesis203382145