Vale, PauloOliveira, Paula2016-04-012016-04-012015-07-13http://hdl.handle.net/10400.26/12817O presente relatório, vem refletir sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 1ºano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O tema do mesmo é “A dinâmica da Sala de Aula”, este surgiu através de uma observação realizada no decorrer do estágio. Por se tratar de um tema muito abrangente, o relatório tem como subtema “A organização da sala de aula do 1ºciclo”. Esta escolha prende-se por um factor que despoletou no início do meu estágio grande preocupação, no que diz respeito ao contexto de sala de aula. Esta encontrava-se disposta em filas mas, posteriormente no decorrer do estágio, a professora titular modificou-a ficando assim em grupos. Este relatório consiste em três partes: a primeira onde o tema será fundamentado, a segunda, onde é feita a caraterização da instituição e na terceira encontram-se os relatos das atividades que realizei, baseando-me no meu tema de estudo. A metodologia utilizada no corrente relatório final, foi uma abordagem qualitativa. Esta abordagem permite interpretar e compreender a importância da disposição da sala de aula. Os dados foram recolhidos através da observação direta, participante e questionários realizados aos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos por este estudo, foram ao encontro das minhas expectativas permitindo-me perceber a importância da organização/disposição que a sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico contém.porEnsino BásicoSala de aulaDisposição do espaçoAprendizagensA dinâmica da sala de aula: organização da sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis201075695