Mendes, Teresa2016-07-132016-07-132015Mendes, T. (2015). Literatura Infantil na Educação Pré-escolar: fruição, leitura literária e compreensão leitora. in Textura. Vol. 17, n.º 35, pp. 140-150..http://hdl.handle.net/10400.26/14307Com o presente artigo, defende-se que a Educação Pré-escolar é a primeira etapa da educação básica e que a criança é um sujeito ativo na construção do seu saber. Deve por isso ser estimulada e incentivada nesse sentido pelo educador de infância, que tem um papel decisivo na instauração de um ambiente educativo promotor de aprendizagens contextualizadas, integradoras e significativas. No que ao lugar dos livros no jardim-de-infância diz respeito, assume-se também, neste artigo, que se deve proporcionar aos mais novos um contacto precoce e sistemático com livros de qualidade, sobretudo para desenvolver a fruição, a sensibilidade estética, a imaginação, o pensamento divergente e a compreensão leitora.porLivroscriançaeducaçãofruição e compreensão leitoraLiteratura Infantil na Educação Pré-escolar: fruição, leitura literária e compreensão leitoraChildren´s literature in pre-school education: fruition, literary reading and reading comprehensionjournal article